terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fim de uma fase, início de uma era

Talvez seja o ano mais esperado pela maioria dos estudantes: o último ano escolar de suas vidas. Neste período, os alunos devem estudar as mais diversas disciplinas, inclusive aquelas com as quais não se identificam, não possuem afinidade e às vezes até detestam.
O Terceiro Ano pode ser encarado de diversas formas, variando de acordo com cada estudante. A grande maioria dos concluintes estabelecem, para o terceiro ano, metas, que têm um princípio fundamental: aproveitar. Diante da imensa diversidade de pensamentos entre os estudantes, fica difícil unificar a interpretação de tal palavra. Para o jovem contemporâneo, o que pode significar "aproveitar" o último ano escolar?
Não se pode falar da conclusão do ensino médio sem tratar a respeito do vestibular. Figura que para muitos representa terror, nervosismo e eterna reprovação. Para outros, representa apenas um exame de seleção para cursar uma universidade. Estudantes e profissionais medíocres vêem a universidade como a 2ª fase estudantil, iniciada no primeiro dia de aula, e finalizada no ultimo. Pessoas que visam uma evolução tanto profissional como cultural, encaram a universidade como o início de uma era estudantil, iniciada no primeiro dia de aula e findada no último dia de suas vidas.
Durante o período escolar surgem os amigos, uns se restringem apenas a esta fase, outros se estendem para o resto da vida. A despedida, por parte, é triste. Contemplar intensamente estes momentos com os amigos é uma boa forma de aproveitar. Alguns preferem ir além disso: negligenciar totalmente os estudos, se dedicando ao máximo a sair para as "baladas", bater a famosa "peladinha", curtir os mais diversos tipos de diversão com os amigos, despreocupando-se com o vestibular. Também parece uma ótima forma de aproveitar, levando em conta que vestibular tem todo ano. Diante de várias teorias e pensamentos, cabe ao aluno escolher a melhor forma de aproveitar o fim da 1ª fase estudantil. Dependendo da escolha, esta fase pode se estender por mais algum tempo. Ora, se esta fase é tão chata, obriga o aluno a estudar coisas que teoricamente não servirão para nada em sua vida pessoal e profissional, o mais coerente seria seria aproveitar o tempo para acumular o máximo de conhecimentos possíveis, direcionando sempre os estudos para o vestibular.
Dedicar-se intensamente ao próprio desenvolvimento profissional e cultural, não significa abandonar literalmente a vida social, ou deixar de fazer o que gosta. O aluno empenhado em terminar bem seus estudos básicos, ingressando numa universidade de nível, não é obrigado a "deixar de viver", apenas deve estabelecer limites e saber renunciar certas coisas. Acredito que vale a pena o esforço, para fechar com chave de ouro o ano mais esperado da vida dos estudantes. E se depois de tanta dedicação e aprendizagem não passar no vestibular? Garanto que conhecimento não faz mal a saúde.



Igor Polimeni

20 comentários:

Charles disse...

PORRA, do KARALHO velho!!!!

Charles disse...

quase chorei agora!

Danilo disse...

vem cá no final ele diz:
Garanto que conhecimento não faz mal a ninguem.

Igor tem conhecimento sobre...???

Charles disse...

sobre história karai!!!
pergunta o que ele tá estudando agora!
depois pergunta daqui a 7 horas!!!

Igor Polimeni disse...

Eu nao tenho conhecimento sobre nada Dan, nem sobre História.

Mas de qualquer forma eu GARANTO que conhecimento não faz mal a ninguem. Sakas? ;D

Lêto disse...

Realmente conhecimento não faz mal a ninguém...tem uma frase que diz assim: 'A informação muda o mundo. E o cidadão bem informado muda o mundo para melhor!'
por isso, vc arrasou Igor!

Charles disse...

esse marina é que eu tô pensando é???

Igor Polimeni disse...

Essa eh Marininha irmã de Negão

Danilo disse...

a doidinha q igor é afim!!!

Charles disse...

huuuuummmmm!!!

Bezinho disse...

Em nenhum momento de nossas vidas existe um ínicio disso e fim daquilo, tudo sempre é parte da construção do ser. Mesmo que as etapas pareçam escancaradamente descriminadas. Conhecimento é o único bem que ninguém pode nos tirar, cada gota assimilada fará parte de um vasto poder existente em cada mente, o poder da imposição, da autonomia, da ética e do respeito, virtudes só cultuadas a partir de momento que o conhecimento foi consolidado.
Bom texto amigo... E bom VESTIBA :)

Domingos Sávio disse...

Po Igor fiquei emocionado vei!Na moral mesmo concordo com tudo agora so faltou vc dedicar o texto a Carlão!
xD
kkkkkkkkkkkkkkk
E esse bezinho ai quem e esse cara?!
Parece com Che Guevara!

Charles disse...

Se não for nenhum amigo de igor que eu acho que não é, ele deve ter visto o blog da gente parou pra dá um sacada e viu o texto de igor e gostou.
mas dá um sacada no perfil dele ele teu um blog tbm ele pode até virar parceiro do blog da gente!

Igor Polimeni disse...

"Bezinho" é um amigo meu po! O nome dele é Breno. Como ele tem blog eu pedi pra ele dar uma sakada no dagente...
:D

Igor Polimeni disse...

Charlessssss, adiciona aew o blog de ACCIOLY e de DIOGO nos favoritos dagente!!!

http://aacciolyy-oquepenso.blogspot.com/

http://www.mochiladahistoria.blogspot.com/

Clah Alves disse...

Cada um que diga uma coisa

Mas é de autoria de Igor mesmo??

se for arrasou como disse a boyzinha que Igor é afim =x

Danilo disse...

BOOOOOOOOOA GAROTO!!!

ESSES BLOGS SÃO MASsAS!!!

Clah Alves disse...

danilo eh foda ;x

Thais Polimeni disse...

Uau! Muuuuito bom esse texto! Fiquei arrepiada!
Parabéns, Igor!!!

Charles disse...

mas uma boyzinha de igor é???